top of page

Transformando a casa em espaço de cura


As vezes as coisas não estão fáceis, os problemas vem de todos os lados e não sabemos exatamente por onde começar. Já trabalhei cadastrando casas em zonas de interesse social, e muitas delas nem precisariam de reforma, precisariam de uma limpeza séria, de uma atenção e um cuidado. Entendo que quando não se tem o que comer ou os problemas são de ordem dos quais eu nem imagino que existam cuidar da casa certamente não entra na lista de prioridades. O que é uma pena pois a atenção especial ao lar, por todos que nela habitam, pode ser transformador. Está aí a escritora e personal organizer Marie Kondo que não me deixa mentir.

Existe um lugar de transformação, de organização profunda que passamos ao cuidar da casa. Tanto que ir morar sozinho ou casar é  impactante principalmente por incluir esses cuidados domésticos.

Por isso, não sei quais problemas você está passando, mas cuide da casa que ela cuidará de você. Conserte o que estiver quebrado, pinte a tinta que está desbotada assim que possível. Faça melhorias quando o dinheiro der.

Limpe sem neuras. Espane a poeira e tire as teias de aranha.

Dê atenção especial a sua cama. Colchão bom, lençóis bons, travesseiro adequado, cabeceira leve e do seu agrado.

Organize e desentulhe. Espalhe amor pela casa com uma decoração que lhe agrade: Plantas, porta retratos, boas recordações, arte, incensos, cristais, velas aromáticas, flores.

Tenha um altar com a sua fé. Abra as janelas ao menos uma vez ao dia. Deixe o sol entrar e o vento bater. Antes do sol se por, feche as janelas para nao entrar mosquitos.

Valorize seu lar. Divida-o com as pessoas que ama. Reforme. Renove. Cuide. Cuidando da casa ela certamente cuidará de você. Demorei para aprender, mas aprendi: cuidar da casa é autocuidado. Autocuidado é cura.

bottom of page