top of page

Sonhar. Planejar. Executar.


Florencia 1999

Meu pai, um apaixonado pelo velho mundo, sempre fez questão de me levar em suas viagens para a Europa, assim que tive idade para isso. Parecia coisa de rico para quem olhava de fora, pois naquele tempo, não era comum ver classe média viajar ao exterior. E não, não era coisa de rico, era PLANEJAMENTO. Para nossas viagens perfeitas ele abria mão de algumas coisas, priorizava outras e deixava espaço para as viagens, tão curtidas e sonhadas por todos nós nas horas do almoço em família, por cerca de um ano a dois, antes da data do embarque.


Assim deve ser a construção de uma casa. Simplesmente é IMPOSSÍVEL ter a casa dos sonhos sem planejamento. Me desculpem os que gostam de meter a mão na massa (e eu me incluo nisso) mas não dá para pular do sonho para a execução e achar que o resultado final será maravilhoso, “do jeito que você sempre sonhou” se antes não houver a etapa do Planejamento. E Planejamento assim com “P” maiúsculo. Que inclua todos os projetos necessários, o engenheiro, o arquiteto, o decorador, os estudos, as reuniões e os orçamentos e claro, a curtição do momento de pensar em como o sonho se tornará realidade.


Eu não duvido da capacidade de algumas pessoas que não são da área tem para planejar tudo por conta própria. Mas isso requer tempo, artigo de luxo que quem trabalha, cuida da família, saúde e amigos, com certeza não vai dispor de sobra para aprender do zero como trabalhar com a construção de uma edificação e poder pensar e acompanhar todos os processos que levantar uma parede requer (material, frete, mão-de-obra, qualidade da execução, etc.).


Por isso, amigo, mana, meu brother, quando a gente diz: “vai construir? Vai reformar? CONTRATE UM PROFISSIONAL” não é supérfluo! É um cuidado com seu dinheiro, seu planejamento, seu patrimônio e sobretudo com seu SONHO!


Boa viagem :)


Ps. Na foto que ilustra esse post está euzinha, com 14 anos e cheia de pose na cidade de Florência da Itália.

bottom of page