top of page

Respiração e Arquitetura


Arquitetos aprendem: ventilação natural é importante para a qualidade do ar. E eu me pergunto: Porque é tão difícil encontrar edificações onde a ventilação pode correr entre os ambientes? As casas parecem que não foram pensadas para o nosso clima, o que seria um princípio básico de uma arquitetura de qualidade.

Sei que o nordeste é quente como a peste! Mas para quem vive em uma casa com ventilação cruzada, beirais generosos e aquele ventinho agradável correndo entre os espaços aprende na prática o quanto o calor pode ser amenizado de maneira passiva, saudável e econômica. Mas isso parece luxo enquanto deveria ser básico. E para aqueles que acham que o ar condicionado é solução para o calor, e usam ininterruptamente esses equipamentos, não sabem ou não lembram que os modelos mais usados atualmente, os splits, não promovem a troca de ar do ambiente, tornando-o saturado de CO2. Você vai respirando. O CO2 vai ficando e se acumulando. Você acorda de manhã sem que esteja realmente descansado. Ou no escritório você termina os expediente e o cansaço é extenuante devido aos efeitos do gás carbônico em seu corpo. Então quando a mente ficar confusa, saia! Tome um ar. Procure uma árvore ou jardim para se aproximar e se já pratica Yoga aproveite para fazer exercícios de Pranayamas completos. Senão, faça algumas sequências de inspiração e expiração com calma e atenção ao ar entrando e saindo. Essa dose de ar irá oxigenar o cérebro, acalmará sua mente e iluminará suas ideias aumentando sua saúde e portanto a sua produtividade. Se buscar agora uma arquitetura saudável não está em seus planos a recomendação técnica do dia é que você abra as janelas e deixe o sol e o vento entrar ao menos uma vez ao dia. Respire. Inspire-se.


Para saber mais:

Resolução 09/2003 da ANVISA para qualidade do ar em ambientes climatizados.

U.S. Environmental Protection Agency. Indoor Air Pollution: An Introduction for Health Professionals. Último acesso em 17/07/2018;

bottom of page